Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

INTUIÇÃO E LÓGICA


O Imperador Mahmud El-Ghazna passeava nos jardins do seu palácio com o sábio Ahmad Mussain, de quem se dizia que tinha o dom de ler os pensamentos. No entanto, o sábio, por várias vezes se havia escusado às insistências do Imperador para que fizesse uma demonstração dos seus poderes.

Este, recorreu a um ardil, para o experimentar.
“Ahmad, qual é a profissão daquele homem?”
“É carpinteiro.”
“Qual o seu nome?”
“Ahmad, como eu.”
“Será que comeu alguma coisa doce recentemente?”
“Sim, comeu”, respondeu Ahmad.

Chamado o carpinteiro, confirmou tudo o que o sábio dizia.
O Imperador disse-lhe:
“Ahmad, recusaste-te a fazer uma demonstração dos teus poderes. Mas, sem o notares eu fiz com que demonstrasses as tuas capacidades. Será que tens receio que o povo te transforme num santo, depois de eu revelar as tuas capacidades que excedem as dos humanos comuns? Como é possível que continues a ocultar a tua condição de Sufi?”
Ahmad, respondeu:
“Admito que posso ler pensamentos, mas o povo não se apercebe quando o faço e a minha dignidade não me permite exercer esse dom com propósitos frívolos. Farei tudo para que o meu segredo continue inviolável.”
“No entanto, admites que acabaste agora mesmo de utilizar os teus poderes?”
“Não, absolutamente. Vede Majestade. Quando me chamaste, o homem virou a cabeça na vossa direcção, o que foi indicação segura de que o seu nome é igual ao meu. No jardim, só dirigia o seu olhar para árvores de madeira aproveitável, donde deduzi que deveria ser carpinteiro. E percebi que algo de doce acabara de comer, porquanto vi o seu empenho em afastar as abelhas que tentavam pousar nos seus lábios. Apenas lógica, nada de dons ocultos...”


JOSÉ MARIA ALVES
http://www.homeoesp.org

Sem comentários: