Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

quinta-feira, 23 de julho de 2009

ARSENICUM ALBUM - MATÉRIA MÉDICA - HOMEOPATIA





Arsenicum Album tem uma grande e profunda prostração, com um declínio bastante rápido das suas forças vitais.
É um deprimido, melancólico. Alternância de excitação e de depressão, por vezes no mesmo dia: num momento sente-se bem, com uma resistência vital óptima, para logo de seguida se sentir com extrema fraqueza, prostrado.
É extremamente avarento. O mais avarento da matéria médica, exasperando-se sempre que tem de gastar algum dinheiro. É desconfiado e antipático para com os que o rodeiam. Tem uma língua de víbora, diria que de surucucu, para o distinguir de Sulfur.
Uma das suas manias é a da arrumação. A menor alteração de lugar ou desvio de objectos chama a sua atenção e levam-no a corrigi-la de imediato. Meticuloso com tudo, até na escolha das roupas. Prefere os tecidos lisos e de muito boa qualidade. Tem como cores preferidas o azul marítimo e o cinzento. Tem um cuidado excessivo com as roupas. Será bastante divertido vê-lo sujar-se; transforma o facto numa quase tragédia, já que contrariamente ao que sucede com Sulfur não suporta nódoas e sujeira.
O menor movimento ou exercício esgotam-no.
Desespera-se com facilidade. Crê que os seus padecimentos não têm cura, recusando-se a tomar remédios, porquanto inúteis, já que vai morrer. É indiferente e a irritabilidade é uma constante.
Triste, ansioso, extremamente agitado, tem medo de estar sozinho, da morte, do escuro, de fantasmas. Medo de ter uma doença incurável. Medo de ficar arruinado. O medo ansioso da morte manifesta-se especialmente quando está sozinho. Os seus medos são normalmente acompanhados de suores frios.
Está sempre mentalmente agitado. Quanto maior o sofrimento, maior a agitação, a angústia e o medo da morte.
A agitação física e mental agrava entre a 1 e as 3 horas da manhã.
Não consegue estar tranquilo e em paz; muda de lugar constantemente, ou caso esteja demasiadamente fraco, pede incessantemente que o façam, que o transportem de uma cama para outra, de um sofá para a cama ou para outro sofá.
Quando se embriaga, diz-se que “tem mau vinho”.
Ansiedade quando se encontra num ambiente fechado.

As dores de Arsenicum são queimantes como se carvões em brasa fossem encostados nas partes afectadas, que queimam como fogo. Geralmente são periódicas, o paciente está um dia bem e outro mal, e melhoram pelo calor, bebidas e aplicações quentes, à excepção das de cabeça que melhoram por aplicações frias. Dores semelhantes a picadas feitas com agulhas em brasa.

Face pálida, magra.
Lábios secos, necessitando de ser humedecidos.

Pálpebras vermelhas e ulceradas. Edema, principalmente das inferiores.

Sede inextinguível e frequente de pequenas porções de água fria. No entanto, a água pesa no estômago como uma pedra. O doente quer água, mas evita beber sob pena de rejeição imediata da mesma, por isso, bebe pequenas quantidades de cada vez.
Não suporta o odor ou a visão dos alimentos.
Dores gástricas queimantes, como se carvões acesos estivessem a arder no estômago, depois de ter comido fruta, creme gelado, bebido água fria, bebidas alcoólicas, após ter ingerido carne em mau estado de conservação.
Vómitos após ter ingerido alimentos ou ter bebido.
Diarreia que surge também na sequência de ingestão de alimentos ou bebidas, com enorme prostração, desproporcionada à quantidade evacuada. Fezes pouco abundantes, escuras, de odor forte, irritantes e ardentes, gerando escoriações perianais.
Hemorróidas ardentes, impeditivas do sono e da posição sentada, que são aliviadas pelo calor.
As dores do abdómen que se apresenta distendido, são ardentes e melhoram por aplicações quentes.
Hipertrofia do fígado e do baço.

É um indivíduo extremamente friorento, não gosta e teme o frio gostando de estar quente, mas com necessidade constante de respirar ar fresco.
Coriza aquosa, queimante, escoriante e que chega a irritar o lábio superior, melhorando por efeito do calor. Febre do feno periódica, que também melhora pelo calor.
Respiração do tipo asmático. O doente tem necessidade de se sentar e de se inclinar para a frente. Não consegue ficar deitado, em especial depois da meia noite.
Asma da meia noite às três horas da manhã, com agitação ansiosa e medo da morte.
Tosse seca que produz fraqueza no doente, agravando depois da meia noite.
Dor fixa no terço superior do pulmão direito.

O coração tem batimentos fortes, de tal forma, que as pessoas que estão perto do doente podem senti-los. Pulso rápido, de manhã ou à menor emoção, irregular. Palpitações com fraqueza e tremores.

Regras adiantadas e abundantes.
Leucorreia ácida, irritante, amarelada, corrosiva e de mau cheiro, principalmente quando a mulher está de pé.

Fraqueza dos membros que dificulta os movimentos. Contracções e tremores.

A pele está endurecida, com erupções escamosas, como farelo, agravando pelo frio e pelo coçar.
Pruridos que agravam à noite, da 1 às 3 horas da manhã e melhoram pelo calor, pelas aplicações quentes. O doente coça-se violentamente, a pele parece queimar.
Urticária por moluscos.


AGRAVAÇÃO: após a meia noite; da 1 às 3 horas da manhã; das 13 às 15 horas; pelo frio e pela humidade; pelas bebidas e pelos alimentos frios; pelo álcool; o vinho; o exercício; estando deitado do lado afectado e com a cabeça baixa.

MELHORA: pelo calor, à excepção da dor de cabeça que alivia com aplicações frias; as bebidas quentes; a cabeça alta.





Para um aprofundamento do estudo do medicamento, ver no site, http://www.homeoesp.org - Livros online » Matéria Médica dos Principais Medicamentos Homeopáticos, os estudos de três homeopatas de renome, que qualificámos como o A, B, C da matéria médica homeopática:
- Allen, Henry Clay
Keynotes
- Boericke, William
Matéria Médica
- Clarke, John Henry
Dictionary of Practical Materia Medica



4 comentários:

Anónimo disse...

Prezado José Maria,

uma pessoa é envenenada com arsênio (tentativa de assassinato), mas não morre por "milagre" ou por dose insuficiente. Por consequência, ela adoece gravemente e assim permanece por mais de 15 anos!
Após todos esses anos, ela descobre a causa do seu sofrimento, começa a tomar uma série de arsenicum album (CH 6, 9, 12, 18. 24 etc.) e gostaria de saber qual seria a dinamização mais alta que ela poderia tomar. CH 200? 500? 1000? Considerando o tempo que passou depois de ela ter sido envenenada.

Agradecido.

Anónimo disse...

Boa tarde Amigo

Eu tentaria uma 200 CH na primeira semana, repetida 8 dias depois.

Um abraço.

Anónimo disse...

O sr. sugere duas doses únicas?

Abraço.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Certo. Duas doses únicas.

Um abraço.