Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

domingo, 19 de julho de 2009

INSÓNIA - TRATAMENTO HOMEOPÁTICO


VER -
Arnica, Belladonna, Cannabis indica, Chamomilla, Coffea, Gelsemium, Hyosciamus, Ignatia, Kalium phosphoricum, Nux vomica, Passiflora, Pulsatilla, Sulphur, Thuya.

KALIUM PHOSPHORICUM 6 DH, 5 gotas todas as noites.

COCCULUS 12 DH, 3 gotas por dia.

SEM QUALQUER CAUSA – COFFEA CRUDA 200 CH, 5 gotas ao deitar.

COFFEA CRUDA 4 DH, 3 gotas 3 vezes por dia.

POR PREOCUPAÇÕES– IGNATIA 200 CH, 5 gotas todas as noites.
Pensar também em AURUM METALLICUM.

POR FADIGA NERVOSA –
CASTOREUM 12 DH, 5 gotas por dia.

DE ORIGEM NERVOSA –
ACTEA RACEMOSA 15 DH, 3 gotas por dia.
PASSIFLORA 4 DH, 3 gotas 3 vezes por dia.



Veja-se neste blogue o artigo »
TRATAMENTO HOMEOPÁTICO II –utilize o pesquisador do blogue.

JOSÉ MARIA ALVES
http://www.homeoesp.org


24 comentários:

Tânia disse...

Olá Dr., estou adorando seu blog. gostaria de saber qual a diferença entre o medicamento CH e DH. Normalmente nas farmácias daqui (Brasil) tem o CH. Obrigda por responder! Abraços!

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite

Tanto a CH quanto a DH, são diluições homeopáticas.

A CH ou centesimal hahnemaniana, corressponde a 1/100 e é normalmente utilizada por homeopatas unicistas e pluralistas.

A DH ou decimal de Hering, corresponde a 1/10 e é muito utilizada pela escola complexista ou alemã.

Muitos homeopatas, independentemente das suas preferências doutrinárias, utilizam quer uma quer outra ou as korsakovianas - ainda nos poderíamos referir às cinquenta-milesimais.

Se quiser ter uma abordagem mais completa desta temática - que não cabe num simples comentário - aconselho a leitura em www.homeoesp.org » ARTIGOS » HOMEOPATIA.

Um abraço e Bem Haja pelas suas palavras.

Zé Maria Alves

emílio marques disse...

Boa tarde Snr. Dr.

A minha mulher anda muito em baixo por causa da insónia.

Não sei se é só pela menopausa ou se será mais qualquer coisa...

Eu já lhe dou Avena Sátiva e Cocolos mas, dá uma vez e já não dá na próxima.

Só vai à consulta de rotina no dia 12 do próximo mês.

Já anda a tomar China.

O que me diz o Sr Dr.? Se é que quer ter a bondade de dizer algo.

Os meus respeitos

Emílio Marques (como já de ter percebido)

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde meu amigo

Ainda estou na capital.

Mas, estarei de partida dentro de dias. Estão a ultimar umas obras, para que o meu amigo de quatro patas termine os seus dias em paz.
Enfim, ainda vou chegar a tempo de ver as flores...(mas as da mimosa, onde já vão...)

Faça-me o favor de me descrever com o detalhe possível o tipo de insónia da esposa.

Um abraço

Zé Maria Alves

emílio marques disse...

Bom dia Snr. Dr.

A insónia dela, penso que seja de ansiedade. Deita-se e não adormece quando ela entende que devia adormecer. Então entra naquele circulo vicioso: Dá voltas e mais voltas na cama, com aquela ansiedade e só adormece de manhã, quando vê que já não vai passar horas no tormento.

Por outro lado, dormia de dia, depois de almoço, e agora diz que já não dorme.

Espero que o seu amigo não sofra.

Quanto às flores ainda as há.

Outra coisa:

O Sr. Dr. não viu o meu comentário no "Curso de Homeopatia" para os brasileiros?

Os meus respeitos

Até já

Emílio Marques

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Bom dia amigo

Veja todos os artigos referentes à INSÓNIA - também aparecem dois complexos (use o pesquisador do blogue).

Faça um estudo dos medicamentos na Matéria Médica, de cada um deles e, veja qual o que apresenta maior similitude com a esposa - analisada na sua globalidade bio-psico-social.

Vi a sua mensagem - mas respondi neste artigo.

O bom da Homeopatia, senão o óptimo, é que quando exercida com consciência, proporciona uma qualidade de vida excepcional, mesmo em casos de elevada gravidade.
O João Pestinha vive numa paz invejável... O que só é possível, dado que está em observação permanente. Tivessem os nossos doentes da parte dos médicos e em ambiente de hospitalização os mesmos cuidados e tudo seria tão diferente... Enfim!
Obrigado pela sua preocupação.

Um abraço

Zé Maria Alves

MARIA disse...

Socorro Drº.Fiz 2 cirurgia de endometriose,não tirei tudo porque estava tentando engravidar mais não comsegui após 2 anos da 2ª entrei na menopausa, tenho insônia,mal estar, ressecamento na vagina. tive nódulos benigno de mama, tenho cisto nos ovários e miomma e um historico de varios tipos de câncer na família, por isso tenho medo de reposição hormonal.Tomo:ignata amara 200ch,lachesis,cimicifuga,conium mac,foliculinum,e não melhoro,estou enlouquecendo Drº a minha vida estar parada, perdi meu emprego, e estou perdendo a minha família.Faz 9 meses que me trato na homeopatia e não melhoro,não sei o que fazer sinto que aos 45 anos a vida estar acabando para mim.Ajuda-me.

Marisol Porto disse...

Olá Doutor!
Gostaria de saber qual o medicamento mais apropriado para minha tia. ela tem apnéia grave do sono.

tudo iniciou com roncos à noite. Eles foram progredindo a ponto dela chegar a acordar várias vezes no período da noite sentindo-se sufocada. Com o tempo, ela tb passou a ficar muito irritada e sem paciência durante o dia. Também queixou-se de cansaço. Isso devido a diminuição do sono. Por isso, resolveu procurar o médico. Foram realizados alguns exames (ela até dormiu 2 noites em uma clínica) e diagnosticou-se apnéia grave. O tratamento, segundo a médica é o uso de uma mácara para dormir... mas ela deseja iniciar o tratamento por um homeopático.
Ela negou alergias e início de outro tratamento. Também negou outros problemas respiratórios além desse "sufocamento".

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Amiga

Este caso, no meu entender, deve ser acompanhado em observação directa por médico com especialidade em homeopatia.

De qualquer modo, nada obsta a que a tia faça »
a AUTO-ISOPATIA ENERGÉTICA - vá ao meu blogue específico.

Um abraço e as melhoras.

Unknown disse...

Olá Dr.Estou a fazer uns 15 dias tratamento para insonia com um de seus complexos: Asa foetida/Ignatia/Valeriana tds 5CH 3gts/3x/dia, foi muito bom, preciso saber por qto tempo continuo, e se tenho que aumentar a dosagem, enfim, como procedo certo?
Tudo começou com minha filha de 17 anos que necessitou fzr um tratamento homeopatico para quadros reptitivos de herpes simples ocular, já fazens uns 5 meses e graças a Deus primeiramente está dando certo. Já eu fiz muitos tratamentos pra depressão por ansiedade, mas dá certo numas coisas e piora outras, e ultimamente já estava cansada e havia desistido do tratamento sintético.
Estava sentido nos ultimos meses, muita taquicardia ao deitar, cabeça pesada e dolorida, tristeza, chorosa, irritada e lógico que muita insonia ( deito sem sono, rolo na cama e adormecia 2hs ou + depois, sono muito sensível, despertava fácil e cedo), então pesquizando, entrei no seu blog, pesquisei algumas cositas, encontrei o composto e iniciei o tratamento.
Sou muito sensível, choro fácil, me magou e me irrito fácil, qqr probleminha tira meu sono e me agito, sou centralizadora por medo de não sair como "perfeito", levo serviço pra casa na cabeça...mas adoro ser carinhosa, alegre, dormir bem ( alguns períodos do mês eu conseguia me sentir assim, mas somente uns 5 dias no mÊs), estou com 39 anos e já entrei no climatério. Peço sua orietnção por favor, pois está dando certo o tratamento, como já disse no começo. Muito obrigada!
Cátia

Unknown disse...

Olá Dr.Estou a aguadar sua resposta, ok. Boa noite.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Cristina

Como o medicamento está a produzir efeitos positivos para além de 12 dias - muito bom sinal! -, sugiro que continue o tratamento até perfazer um mês.

Decorrido que esteja este prazo reavaliamos.

Um abraço e a continuação das melhorias.

Unknown disse...

DR.JOSE MARIA
ESTOU A DOIS MESES COM INSONIA, DE REPENTE PAREI DE DORMIR, FIZ ENCEFALOGRAMA DEU ANSIEDADE MUITO ALTA, O MEDICO ALOPATA MEDICOU COM VALDOXAN 1 CAPSULA DIA, E RIVOTRIL
O PROBLEMA QUE COMECEI COM 5 GOTAS E JÁ EDSTOU COM 10 GOTAS, AS VEZES NÃO FAZ EFEITO, JÁ FIQUEI 3 NOITES SEM DORMIR, A MENTE NÃO DESLIGA, NÃO QUERFO FICAR DEPENENTE, GOSTARIA DE SABER SE NA HOMEOPATIA HÁ JEITO PRA MIM, E QUAL MEDICAMENTO TERIA QUE USAR.
DESDE JÁ AGRADEÇO PELO BLOG E PELA GENTILEZA.
ABRAÇOS,
TANIA MARA

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Tania

Descreva-me o melhor que puder a sua insónia.

No entanto, sugiro que comece por fazer COFFEA CRUDA 200 CH, 5 gotas antes de deitar.

Um abraço e as melhoras.



Unknown disse...

DR, JOSE MARIA
PRIMEIRO AGRADEÇO, POR RESPONDER MEU E-MAIL, MUITO GRATA...
A UNS ANOS ATRAS TIVE INSONIA E TOMEI DIZEPAN POR 15 DIAS E VOLTEI A DORMIR NORMAL, SEMPRE TIVE SONO LEVE, IA DEITAR SEMPRE ANTES DAS 22.30 HRS , EU PERCEBIA SE PASSASSE DO HORARIO DE DORMIR TINHA DIFICULDADES DE PEGAR NO SONO.
FOI FEITO UMA FESTA EM MINHA CASA DE ENCONTRO DE FUNCIONARIOS, EU ORGANIZEI TUDO SOZINHA FIQUEI MUITO EXTRESSADA, E A FESTA TERMINOU A 2 H DA MANHÃ, DESTA NOITE EM DIANTE O SONO FOI EMBORA, O CORPO ESTA CANSADO, A CABEÇA PESADA DORES MUSCULARES, MAS A MENTE ESTA A MIL, NÃO RELAXA, O SONO NÃO VEM, N Ã O D U R M O, DEITO E ACORDO SEM DORMIR, A ANDIEDADE ERA TANTA QUE FICAVA IRRITADA, SEM PACIENCIA, NO OUTRO DIA NO TRABALHO ESTOU SONOLENTA,CANSADA, O VALDOXAN ME DEIXOU MAIS CALMA, O MEDICO DISSE PRA TOMAR POR 6 MESES, O RIVOTRIL ESTA NOITE NAÕ FEZ EFEITO DE NOVO..
DR DISSE P/TOMAR COFFEA CRUDA, CONTINUO COM OS REMEDIOS ALOPATAS?
ESPERO QUE TENHA DEFINIDO A INSONIA ADEQUADAMENTE.

ABRAÇOS,OBRIGADA

GRATA PELA ATENÇÃO

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Amiga

Sugiro que comece pela COFFEA.

Decorridos que sejam 15 dias, reavaliamos.

Um abraço e as melhoras.

Unknown disse...

Boa noite Dr.
Hoje retorno pra lhe dizer, que melhorei muito graças a Deus primeiramente e ao Dr, pela orientação no Blog.
Desculpe pela indagação, lí em algumas matérias que a valeriana com o tempo nos deixa dependentes dela e os sintomas de depressão, retornam, as vezes até mais acentuados.
Isso realmente pode acontecer?
Quanto ao complexo, manipulei novamente para dar continuidade e gostaria de saber se prossigo e por quanto tempo e se será alterado a diluição e quantidade de gotas?
Gostaria de colocar que no período antecedente a menstruação eu aumentei as gotas nos 3 períodos, estava tomando 5 pela manhã, 5 a tarde e 8 a noite,porém agora voltei ao tratamento de 3 gts 3x/dia, ok. Desculpe por ter sido negligente, mas é que nesse período tudo se agrava. Mas passei um pouco melhor em relação aos meses que não havia iniciado o tratamento.
Há algo, ou florais que eu poderia tomar nesse período (TPM), além do complexo de insônia?
Boa noite, aguardo sua orientação.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Cristina

A Valeriana homeopática não causa dependência.

É a Cristina que terá de se auto-analisar de modo a gerir as tomas do medicamento, fazendo pausas quando se sentir melhor e reforçar as doses nos períodos críticos.

Se conseguir ir espaçando até não necessitar mais do complexo, seria óptimo.

Se quer optar pelos Florais de Bach, aconselho-a a consultar o meu blogue "CURSO DE FLORAIS DE BACH" - está muito sintético e encontrará certamente os seus medicamentos.

No entanto, preferia que fizesse a AUTO-ISOPATIA ENERGÉTICA - método expedito » veja também o meu blogue de AUTO-ISOPATIA.

Um abraço e as melhoras.

Marcelo dos Santos - jornalista - MTb 16.539 SP/SP disse...

Boa noite
Sou o Marcelo e edito o jornaldesaude.com.br - e a revista jornal de saúde e também tem a rádiohttp://josajo.listen2myradio.comgostaria de saber se posso publicar algumas matérias suas no meu site e quando editar a revista.

Obrigado 31 3077 4513
Saúde e Paz

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Marcelo

Tudo o que escrevo pode ser utilizado nos termos referidos no meu site - www.homeoesp.org

Ou seja, integral e livremente, desde que não envolva fins lucrativos.

Um abraço.

Juliana Magalhães =) disse...

Boa noite Tânia e Dr José Maria, o caso do meu namorado é muito parecido com o seu Tânia, gostaria muito de saber se o remédio coffea deu certo para você, precisamos de uma luz. Muito obrigada.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Juliana

Agradeço que me contacte via e-mail. Responder-lhe-ei logo que possível

homeoesp@gmail.com

Abraço fraterno

JMA

Unknown disse...

Olá Dr.meu nome é Priscylla
Meu marido tem problemas de insônia.
Ele consegue dormir, mas acorda depois de uma 2 horas e não dorme mais.
Ele é ansioso e está passando por momentos estressantes.
Isso já está acontecendo a mais de 7 meses.
Poderia me ajudar por favor.
Obrigada

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Priscylla

Agradeço que me contacte via correio electrónico. Responder-lhe-ei logo que possível

homeoesp@gmail.com

Abraço fraterno

JMA